Manutenção Preditiva

Em contraste com a Manutenção Preventiva (PM), a Manutenção Preditiva (PdM) é um sistema baseado em condições. A PdM mede alguma saída do equipamento que está relacionada à deterioração do componente ou subsistema.

A Manutenção Preditiva (PdM) permite medições discretas que podem ser analisadas em relação a algum limite predefinido (linha de base) ou monitoradas usando gráficos de controle estatístico. Quando uma anomalia é observada, um aviso é fornecido com tempo suficiente para analisar a natureza do problema e tomar medidas corretivas para evitar falhas. Desta forma, PdM alcança o mesmo objetivo central que a Manutenção Preventiva (PM).

Ao detectar precocemente o desgaste, é possível planejar e tomar medidas corretivas para retardar a taxa de desgaste, ou prevenir e minimizar o impacto de falhas. Neste caso a manutenção corretiva restaura o componente a um bom estado de funcionamento. Portanto, o equipamento opera com uma maior probabilidade de desempenho livre de problemas.

Outra vantagem da Manutenção Preditiva (PdM) é que o custo da mão de obra de vigilância é muito menor do que o custo das atividades de Manutenção Preventiva (MP). Embora o conhecimento técnico necessário para inspeções de PdM geralmente seja mais elevado do que o necessário para a PM, o tempo de inspeção exigido por máquina é muito menor.

Exemplos de tecnologias adotadas em PdM são:

  • Análise de Vibração,
  • Análise de Óleo,
  • Termografia Infravermelha,
  • Detecção Ultrassônica.

Fonte:

-Peter,R. Maintenance Benchmarking and Best Practices: A Profit- and Customer-Centered Approach. United States of America: McGraw-Hill Maintenanc, 2006.

2 thoughts on “Manutenção Preditiva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *